segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O mundo virtual evidenciou algo que antes dele era apenas uma suspeita, pois a exposição era muito restrita, hoje com a possibilidade de "conhecermos" inúmeras pessoas através das redes sociais e outros sites, podemos constatar que 10 entre 20 usuários da grande rede escrevem de forma deplorável. Muitos a essa altura devem estar me xingando ou mesmo buscando meus desvios gramaticais, ortográficos e outros males lexicais, concordo com isso porque cometo muitos; todavia, não me refiro aos equívocos da gramática, e sim aos absurdos, a formas ortográficas, como essas: "mecher"; "familha"; compra no lugar de comprar e por aí vai. O maior absurdo, no entanto, não são os problemas com a escrita, mas a acomodação com o fato. É certo que ninguém tem a obrigação de ser genial, impecável, erros todos cometem, o que não é aceitável é ter a percepção desse atraso e considerá-lo natural, típico da internet... Não, meus caros, jamais concordarei com isso, nunca considerarei banal uma pessoa que estuda por 15, 20, 30 anos não conseguir redigir dois parágrafos sem que haja inadequações de toda ordem. Talvez esse comportamento vergonhoso seja fruto da futilidade que afeta à maioria das pessoas através das mídias, dos BBB's da vida, das novelas, da facilidade de achar o máximo coisas ou acontecimentos que não fazem o menor sentido, que os diga a Luíza que está no Canadá. Estou preocupado com tudo isso. Parece neurose? POde até ser. Quem sabe todos os esforços das pessoas brilhantes, responsáveis por tudo que conhecemos como mundo civilizado, letrato,pensante seja uma utopia? De qualquer forma, não quero me render àqueles que, de forma inteligente, tornam as pessoas em zumbis, aptos a concordarem,consumirem o desnecessário, rirem quando mandados... Pobres diabos que afundam na imensa vontade de ser a próxima celebridade. Sou careta, estou por fora e quero continuar assim enquanto houver vida... Pelo menos, vida inteligente.

Nenhum comentário: